19 janeiro 2013

Fuck you too, Lance


Thijs Zonneveld, o autor do texto a seguir sobre Lance Armstrong, é um jovem de 32 anos que foi ciclista profissional entre 1998 e 2007. É doutorado em direito e é o iniciador de um projecto para a construção de uma montanha na Holanda - leram bem: uma MONTANHA. Mas como escreve muito melhor do que pedala, é ultimamente jornalista.







Caro Lance,

Durante anos cheguei a pensar que te chamavas Houdini. Todos os rumores, todos os testemunhos, todas as acusações – e sempre conseguias te prestidigitar. Mas tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia deixa lá ficar a asa. Por muito bom ilusionista que sejas, não podes fazer desaparecer o teu passado.

Lance, li o dossier jurídico de milhares de páginas  com testemunhos, e-mails e pagamentos bancários que a USADA recolheu. Esta leitura entristeceu-me, e a cada página mais um pouco. É a história de um homem que quer ganhar a todo o preço – e agora, anos depois, perde tudo.

Algum dia tinha que acontecer. Alguma vez acreditaste realmente que poderias controlar e intimidar durante toda a vida os teus ex-colegas, ex-mecânicos, ex-massagistas, ex-namoradas, ex-médicos e todos os outros?

No fundo compreendo-te, Lance. O caralho do EPO também. Nunca deveriam ter inventado tal coisa. Porque tu até nem precisavas de usar essa porcaria para ganhar. Sejamos francos: tu não eras o único que se injectava e se drogava. Há dez, quinze anos atrás, três quartos do pelotão consumia a querosene com três letras. Quem não utilizasse andava a correr para aquecer. Todos os ciclistas encontravam-se numa situação de reféns. Tu também.

Não me vou aqui armar em moralista. Talvez tivesse feito o mesmo na tua situação. Também fui ciclista, mas mais de boas-festas – e num período em que o uso de doping já se encontrava em fase decrescente. Nunca fui além de umas injecções de ferro e uma máscara de “Darth Vader”, que dá a sensação de ar rarefeito. Faltava-me coragem para mais. Mas sobretudo, não sentia a necessidade. A razão pela qual não atingi o topo deve-se à falta de talento, não à falta de sacos de sangue.

Mas tu, Lance, não és apenas vítima. Tu és sobretudo culpado. Tu obrigaste outros ciclistas a injectarem-se. Instruíste jovens ciclistas que sem dopagem o melhor era irem cavar batatas. Deste cabo da vida de colegas que ousaram abrir a boca. Arruinaste jornalistas que escreveram acerca da tua dupla personalidade. Destruíste pessoas. Destruíste este desporto.

És responsável pelo facto de ciclistas de todas as idades, de todos os níveis, tenham agora que justificar-se perante a família e os vizinhos em todas as próximas festas de aniversário acerca de doping na modalidade. És responsável pelo facto de ainda me perguntarem semanalmente se eu alguma vez me injectei com EPO – e pelo facto que ninguém acredita quando nego.

Há muitos anos, numa das minhas últimas corridas -isto passou-se na Coreia do Sul -, foste convidado para dar o sinal de partida. Recebeste um milhão de dólares para dar um PUM, mas pelos visto não foi suficiente para chegares a horas. O pelotão debaixo de chuva e frio esperava e desesperava. Tu, apesar de meia-hora atrasado, parecias não ter pressa e ainda te puseste a trocar banalidades com uma autoridade local. Eu, que me encontrava na fila da frente do pelotão, pedi-te educadamente se não querias disparar o gatilho para a gente arrancar. “Fuck you” foi a tua resposta. Na altura por respeito não respondi. O respeito era desnecessário, compreendo hoje. Por isso ainda te estou a dever: Fuck you too, Lance.
 

8 comentários:

  1. negocio que movimenta milhões, só pode dar nisto...
    todos no topo usam, pois quem não usa não chega ao topo. Muito poucos são apanhados.
    Agora os patrocinadores virem estes anos todos após reclamarem os milhões investidos, é de rir! será que também serão ressarcidos pela nike e afins os consumidores que compraram os seus artigos e tantos milhões de lucro lhes deram?!

    ResponderEliminar
  2. Paulo: "os patrocinadores virem estes anos todos após reclamarem os milhões investidos, é de rir! "

    É mesmo, é de cínicos.

    Os desgraçados a arriscar a saúde e algumas vezes a vida para ganharem em média 20% do que ganha um jogador de futebol... Quem não usa não chega ao topo e os do topo que não usam ficam a ver navios - o uso de EPO, segundo os entendidos, faz uma diferença considerável.

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos o gajo teve tomate para admitir o erro... xD

    ResponderEliminar
  4. Wyrm, precisamente.

    Este gajo, apesar de ter só um tomate, tem mais tomates que o Cavaco e o Sócrates juntos – é preciso perceber que isto nada tem a ver com aritmética....

    Ah, e uma coisa que eu estava horrorizado à espera (uma coisa muito made in USA) e que felizmente não aconteceu e com isso o Lance ganhou 10 pontitos na minha consideração, foi que não desatou a chorar como uma madalena, ou melhor, como um pastor protestante da TV depois de ter sido apanhado a ir às putas.

    Aliás como o Tiger Woods, outro que tal…

    PS. No Sábado, sempre vamos comer a torta de maçã às duas da tarde?



    ResponderEliminar
  5. PCarocinho24/01/13, 02:24

    "não se sobe o Alpe D'Huez com bife grelhado e água Evian" - Joaquim Agostinho
    Mas qual é a novidade? foi sempre assim no ciclismo profissional; hipócritas são aqueles, que ligados ao desporto, se mostram espantados com isto.
    E não é só na estrada, no BTT já há muito que todo o esquema foi denunciado e por dissidentes com créditos bem firmados na modalidade também.
    Querem humanos no pedal? Façam provas para humanos...
    Tudo o resto é negócio e ambição desmesurada pelos quais há quem esteja disposto a pagar o preço...
    Desporto é outra coisa, a maior parte da alta competição não tem nada a ver com o assunto. Teve a sua piada ver um tenista profissional a insultar o rapaz, até parece que a Navratilova tinha aquele corpinho de sereia à conta de iogurtes naturais, hehehehe.

    ResponderEliminar
  6. Carmo da Rosa,

    Combinadíssimo. Já lhe envei o meu número.

    Em relação ao Lance, aquilo não foi arrependimento nenhum. Notoriamente ele esta-se a cagar e parece que pediu desculpa por ter sido apanhado de que por fazer batota. E as respostas foram cuidadosamente preparadas pelos advogados para ele não se enterrar mais.

    E em relação ao doping no desporto já estou como o outro: acabem com regras anti-doping! Que usem o que quiserem nem que os tomates rebentem. Até pode surgir um mercado de apostas alternativo: não só se aposta no resultado do jogo mas também quem vai morrer em campo/pista/etc. :D

    ResponderEliminar
  7. Carocinho: ”"não se sobe o Alpe D'Huez com bife grelhado e água Evian"

    Conheço a frase do malogrado Agostinho, mas creio que é mais uma força de expressão, porque na realidade é possível subir o Alpe d’Huez sem EPO, só que não à mesma velocidade que o Pantani.

    Já propus ao meu irmão, que vive em França e anda bastante bem de bicicleta, de subirmos juntos o Alpe d’Huez e ele respondeu-me “porque não o Mont Ventoux, que fica aqui perto de casa?”. Enfim, creio que até eu conseguiria subir o Alpe d’Huez sem levar injecções - eu que nem sequer aspirinas tomo e quando vejo uma injecção com sangue desmaio. Tem é que ser devagarinho.

    Carocinho: ” Querem humanos no pedal? Façam provas para humanos..._”

    Achas que para o público faz alguma diferença ver os ciclistas a subir os Alpes em média a 30 ou a 25 km/hora?

    O desumano é relativo.

    Durante a Volta à França os trepadores esperam ansiosamente pela montanha na esperança de não sofrer muito nas etapas planas. Onde, sobretudo nos últimos quilómetros, são obrigados – para não serem desqualificados - a seguir os ciclistas que pedalam a 60 km à hora para colocar os seus sprinters à frente do pelotão… Os pobres colombianos, quando chegam aos Alpes ou aos Pirenéus, já estão podres de tanta DESUMANIDADE…

    O desumano existe realmente.

    Uma prova que eu acho terrivelmente desumana é o Paris-Roubaix. Pela distância e pelo percurso: um caminho de cabras enlameado com paralelepípedos escorregadios onde as quedas são frequentes. Mas que queres, há holandeses e belgas que adoram sofrer (protestantes!) e são especialmente bons neste tipo de desumanidade…

    Carocinho: "Teve a sua piada ver um tenista profissional a insultar o rapaz, até parece que a Navratilova tinha aquele corpinho de sereia…"

    Referes-te ao Diokovic ultimamente. Sim, também achei que ele foi demasiado rigoroso na sua condenação – como se quisesse esconder algo que se passe também no ténis, onde já houve pelo menos suspeitas!!!

    Realmente, a Navratilova “com aquele corpinho de sereia” hahahaha.

    Mas actualmente, exceptuando a Serena Williams, que serve a 207 km por hora e está cada vez mais parecida com o Ben Johnson ou o Mike Thyson, o ténis feminino deve estar bastante isento de doping – espero que continue – porque as moças são cada vez mais femininas e mais boas.

    Diz lá a verdade, a grande surpresa de Melbourne, a americana Sloane Stephens que eliminou a Serena Williams, é ou não é um gelado Magnum com duas belas pernas?

    ResponderEliminar
  8. Wyrm,

    Já vi o número.

    Absolutamente de acordo: “as respostas do Lance foram cuidadosamente preparadas pelos advogados”, aliás, esta é a opinião de todos os que conhecem o Lance – um control freak por excelência.

    ” Que usem o que quiserem nem que os tomates rebentem.”

    Precisamente. De qualquer forma, à partida o Senhor já dotou uns com características bem superiores a outros. E não me refiro somente ao tamanho da pila…

    ResponderEliminar