18 dezembro 2012

NATAL SEM PAZ....



Agora, com o Natal à porta, é costume os cristãos fazerem um esforço suplementar para dar a este curto período, à volta do (segundo eles) nascimento do Cristo, um cariz de paz, harmonia e amor ao próximo.




Em países cristãos estas manifestações de paz passam-se normalmente numa boa e sem grandes atribulações. A não ser problemas digestivos, porque durante este período os cristãos, nomeadamente em Portugal, têm por hábito passar dias inteiros à mesa a enfardar até dizer JÁ CHEEEEEGA… Uma velha tradição que vem dos romanos e que mesmo os ateus não conseguem resistir. 

Mas há outra religião, que se quer também da paz - mas é mais conhecida por Islão - que fica OFENDIDÍSSIMA por não terem durante alguns dias o monopólio da paz e do amor!

Os islamitas são conhecidos por se ofenderem muito facilmente, mas a organização muçulmana Boko Haram, no norte da Nigéria, que em coisas de paz são de pêlo na venta, pegou há dias fogo a cinco igrejas e matou 25 cristãos. O que levou a população cristã da cidade de Damaturu a pirar-se de tanta paz e amor.

Na Indonésia, onde por enquanto não houve mortos (este mês!), a polícia, sob pressão de clérigos da religião da paz que alegavam uma provocação cristã, proibiu aos cristãos da cidade de Bogor o acesso à sua igreja - em indonésio 'gereja', creio que toda a gente já percebeu de onde vem a palavra...

Estas chatices com que os cristãos actualmente no mundo muçulmano se debatem – mas também na China e na Coreia do Norte -, de maneira nenhuma se limita aos dois países acima mencionados, a lista é longa. Sem querer de maneira nenhuma tirar o apetite aos cristãos ocidentais nesta época festiva, acho que entre duas rabanadas não seria má ideia pensar um pouco nos nossos irmãos que vivem como minorias entre tanta ‘paz…’



10 comentários:

  1. Já diz o bom povo: cá se fazem, cá se pagam. :)

    ResponderEliminar
  2. Wyrm,

    Creio que percebi a mensagem, mas gostaria que fosses um pouco mais explícito - seria mais simpático...

    É possível ou continuas com aquela velha cisma que corres o risco de levar um tiro de algum cruzado tresmalhado?

    :)

    ResponderEliminar
  3. Foi uma pequena provocação pois violência é sempre de lamentar.

    O que quero dizer é que não há muito tempo eram os cristãos a perseguir outros e, se formos até ao concilio de niceia, eles próprios.

    É uma questão de civilização/civismo. E há razões para essas regiões que mencionas ainda se encontrarem nas dark ages.

    ResponderEliminar
  4. Bom, até agora os cruzados deixam-se ficar lá nos "estates."

    Mas os cruzados que se f*d*m... Eis aqui uma Heroina da Humanidade (sim, inventei o título):

    http://www.youtube.com/watch?v=xtDS8vVQTus

    ResponderEliminar
  5. Wyrm disse: ….. não há muito tempo eram os cristãos a perseguir outros

    É verdade, mas só os cristãos é que contam para a nossa indignação? Temos que ficar de braços cruzados ou calar perante crimes cometidos hoje contra cristãos que nasceram ontem, só porque os antepassados deles, que eles nem sequer conhecem, há 200 anos atrás fizeram e aconteceram?

    É preciso também não esquecer que os cristãos por enquanto se deixaram dessas coisas, mas a outra religião do livro perseguiu e continua a perseguir. Desde que nasceu, há 1400 anos, ainda não parou.

    Será inerente à religião ou ao estado civilizacional em que os seguidores da dita cuja se encontram actualmente? Talvez as duas coisas ao mesmo tempo, quem sabe? Aqui está um tema interessante a debater…

    ResponderEliminar
  6. Bom, antes de mais qualquer pessoa humana indigna-se com qualquer tipo de violência exercida sobre uma pessoa independentemente da sua religião, cor ou quadrante politico.

    Se bem que eu ache todas as religiões perniciosas, com o islamismo e cristianismo no pelotão da frente, creio que neste caso se deve mais a questões civilizacionais que outra coisa.

    Imagine que tinha sido ao contrário e nos USA tinham armado e financiado grupos fundamentalistas cristãos? E estes conseguiam chegar ao poder? Na minha opinião seria exactamente a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  7. Wyrm disse: “…..qualquer pessoa humana indigna-se com qualquer tipo de violência exercida…”

    Devia ser mas não é!

    Ainda não as contei, mas creio que há mais pessoas que se regozijam e preconizam a violência, do que pessoas que se indignam. De qualquer forma, basta ver diariamente as notícias para perceber que há muita pouca indignação por esse mundo fora. E, quando mais longe do mundo ocidental, mais violência e menos indignação há…

    Wyrm disse: “ Se bem que eu ache todas as religiões perniciosas, com o islamismo e cristianismo no pelotão da frente,

    No pelotão da frente mas em corridas diferentes.

    Enquanto o islamismo se encontra no pelotão da frente, no Tour de France, o cristianismo há séculos que baixou de divisão, e anda agora às voltinhas da igreja numa corrida de amadores algures numa aldeia de Brabante.

    Como diz o palestino Walid Shoebat (ex-terrorista, hoje refugiado nos EUA): “os fundamentalistas cristãos causam-nos dores de cabeça, é verdade, mas os fundamentalistas islâmicos cortam-nos a cabeça…”

    Wyrm disse: “….creio que neste caso se deve mais a questões civilizacionais que outra coisa.”

    Diferenças civilizacionais são um facto, mas não explicam tudo, há diferenças teológicas consideráveis entre as duas religiões. Talvez a diferença civilizacional tenha a sua origem na teologia, ou no seguimento à risca da teologia…

    Wyrm disse: “… nos USA tinham armado e financiado grupos fundamentalistas cristãos?.”

    Não é preciso armar! Eles já estão armados: nos EUA há 250 milhões de armas nas mãos de civis, e a grande maioria acredita na existência do Espírito Santo.

    ResponderEliminar
  8. Em obras de Teologia, venham eles os Deuses de todos, quem os queiram os escolham, vivam com eles! a mim não me tocam, pois sou convicto Ateu! mas como sou um ser humano, sinto por baixo de minha pele, que o que corre no meu corpo é quente rio de vida, e não fria veia de mármore, a certeza não existe, não quero ser surpreendido, e não quero correr riscos, seja a morte garantida e a coisa possa seguir, entre céus e infernos, combinei com o senhor padre cura cá da minha terra, que no momento de minha ida, o gajo ser logo chamado para me dar, a Santa absolvição....não vá eu ainda cair no terrível braseirão! quero continuar a curtir numa boa no reino dos céus, fumando charuto. Religiões têm que se diga! é complicado! não me queixo, sou Ateu convicto mas....informado!! não maluco.

    ResponderEliminar
  9. "Talvez a diferença civilizacional tenha a sua origem na teologia, ou no seguimento à risca da teologia"

    Mas olha que quando os cristãos andavam a queimar tudo quanto mexia e tal, outros cristãos, judeus e muçulmanos viviam em Jerusalem. Ok, pelo que sei os cristãos e judeus tinham de pagar um imposto especial ou assim, mas é melhor isso que a fogueira.

    "Não é preciso armar! Eles já estão armados: nos EUA há 250 milhões de armas nas mãos de civis, e a grande maioria acredita na existência do Espírito Santo."

    Bom se achas que isso tem algo a ver com os americas terem armado o ai-a-tola-come-aqui ou os talibooms quando a 'real politik' o ordenou...

    ResponderEliminar
  10. Wyrm disse: ” Mas olha que quando os cristãos andavam a queimar tudo quanto mexia…

    Quando os cristãos andavam a queimar tudo quanto mexia os outros faziam precisamente a mesma coisa – estava na moda, fazia parte da época. Ou julgas que os outros partiram da Meca e com conversas amenas e distribuindo rebuçados às crianças conseguiram instalar-se desde Lisboa até ao Afeganistão, Índia, Indonésia e parte oriental da China?

    Porque é que pensas que os portugueses foram obrigados a descobrir o caminho marítimo para a Índia, dando uma enorme volta pela costa ocidental de África - e é se queriam ganhar algum com o negócio das especiarias - quando poderiam cortar caminho pelo mediterrâneo? Porque os Turcos não estavam dispostos a deixar-nos passar! Achavam que a malta cheirava mal da boca e vestia-se muito mal, o que, diga-se de passagem, até era verdade….

    Mas o facto é que os cristãos actualmente, e isso é que é importante, nós que vivemos agora, não andam a queimar ninguém. Nem a enorme segurança em todos os aeroportos do mundo inteiro tem algo a ver com Testemunhas de Jeová ou com Budistas. Nem eu estou disposto a tolerar fascismos verdes (ou vermelhos) lá porque os meus presumíveis antepassados tiveram comportamentos parecidos… Era o que faltava.

    Wyrm disse: ”Bom se achas que isso tem algo a ver com os americas terem armado …”

    Tenho muita pena mas não é culpa minha, a tua frase coloca mais perguntas do que dá respostas!

    “Imagine que tinha sido ao contrário e nos USA tinham armado e financiado grupos fundamentalistas cristãos? E estes conseguiam chegar ao poder? Na minha opinião seria exactamente a mesma coisa.”

    Ao contrário de quem?

    Quem nos EUA poderia hipoteticamente financiar e armar grupos fundamentalistas cristãos?

    Para chegar ao poder onde? Nos EUA?

    O que seria exactamente a mesma coisa? E, a mesma coisa de que coisa?

    ResponderEliminar