24 dezembro 2012

THE LIFE OF BRIAN...





Na noite de Natal de 1979 os Monty Python estrearam em Londres THE LIFE OF BRIAN, na altura um controverso filme sobre a vida de Jesus. À porta do cinema protestaram uma dezena de pessoas com cartazes e o filme foi inicialmente proibido em alguns municípios londrinos por insulto ao sentimento religioso dos cristãos.


Mas como as pessoas iam ver o filme no município do lado, a indignação religiosa extinguiu-se rapidamente como as velas na St. Paul's Cathedral.

Hoje mesmo, passados 33 anos (a idade do Brian), é possível imaginar muitos países em que a projecção deste filme não seria possível (não me refiro apenas a países muçulmanos com uma versão adaptada). Uma pena, porque só a curta cena do filme Romans go Home é absolutamente genial.

Na beata Irlanda o filme foi proibido durante oito anos e na Noruega durante um ano. Curiosamente, a proibição norueguesa aumentou enormemente a popularidade do filme na Suécia, que o apregoava como “o filme que é tão engraçado que os noruegueses proibiram”. Na Itália, porca miséria, na terra de Fellini mas também do Papa, o filme é visto pela primeira vez só em 1990! Nos EUA, na terra onde até Deus anda armado, o filme foi na altura também proibido (não sei quanto tempo!?), mas apenas em certos Estados do Sul. Provavelmente nos Estados onde a Klu Klux Klan imana tanto fervor religioso que as cruzes até pegam fogo espontaneamente...

A vingança de Judith

Em Aberystwyth, uma pequena cidade do País de Gales com 20.000 habitantes, The Life of Brian teve uma nova estreia 30 anos depois, em 2009!

Em 1979 o clero da povoação não viu o filme com bons olhos e proibiu a projecção do satírico filme. Mas trinta anos mais tarde Sue Jones-Davids foi eleita Presidente da Câmara.

Não é que a senhora fazia parte do elenco! Tinha o papel de Judith, a namorada do Brian que andava aos pulos pelo ecrã toda nua. Parece que fez de propósito: abandonou uma prometedora carreira como actriz e cantora, trabalhou como uma moura na monótona política camarária de uma pequena cidade de província, para finalmente conseguir ser eleita Presidente da Câmara e dar agora uma lição aos conservadores da altura: nova estreia do filme The   Life of Brian. Como dizem os ingleses ‘she stoops to conquer’ (humilhar-se ao princípio para dominar depois).

6 comentários:

  1. Parabéns, belíssimo trabalho! Mijei-me a rir!

    ResponderEliminar
  2. Acho que a única coisa que os fanáticos consideram desrespeitosa é o facto de Jesus aparecer no monte das oliveiras a falar normalmente. Não percebem que com os braços sempre abertos o gajo cansava-se e falar em tom solene seca mais a garganta.

    ResponderEliminar
  3. @ Rupino: "Mijei-me a rir!

    Espero que não o tenhas feito encima da nova gatinha! (não ligues, isto de repentinamente me preocupar com bicharada tem certamente a ver com o Natal).

    @ Wyrm: "...falar normalmente.

    Precisamente Wyrm, e depois ainda querem que a malta leia a Bíblia toda e ouça sermões de dormir em pé na casa do Senhor!

    Diga-se o que se quiser, mas os únicos que ainda vão dando uma imagem positiva da Igreja Católica são os ingleses: Jesus Christ Super Star e The Life of Brian.

    Se estamos à espera do Papa e quejandos! Mas que gajo mais chato, e sempre a descascar na gente, por não querer acreditar na lenda da santíssima trindade...

    ResponderEliminar
  4. "Diga-se o que se quiser, mas os únicos que ainda vão dando uma imagem positiva da Igreja Católica são os ingleses: Jesus Christ Super Star e The Life of Brian."

    Bom, tu sabes que eu sou ateu-comuna-polpotista-maoista-estalinista dos 4 costados mas concordo absolutamente com isto.

    Mas hoje em dia a religião organizada é apenas um veículo de poder como tantos outros. E é pena porque devido à influência que infelizmente ainda possuem podiam fazer algum bem duradouro em vez de paliativos à probreza para as Sras. D. Janadas se sentirem bem...

    ResponderEliminar
  5. @ Wyrm: "...sou ateu-comuna-polpotista-maoista-estalinista dos 4 costados"

    To much para um homem só!

    @ Wyrm: "a religião organizada é apenas um veículo de poder"

    Mas não achas que para fazerem 'algum bem' precisam de algum poder?

    ResponderEliminar
  6. E que bem é que a Igreja Católica faz?
    Como disse, paliativos não contam. Sobretudo quando as missões estão cheias de missionários bem intencionados que não têm quaisquer fundos e ainda são baleados, torturados e violados de vez em quando...

    Desde há muito tempo que a prioridade da Igreja Católica é a Igreja Católica alinhando SEMPRE com o poder onde quer que esteja presente (a menos que o poder seja ateu ou de outra religião qualquer). MAs isto é para se falar bebendo um bom tinto. :P

    ResponderEliminar