03 fevereiro 2013

Cat Stevens vs Yusuf Islam




Quando Steven Demetre Georgiou começou a cantar em público, no princípio dos anos 70, achou que o seu nome de nascença não era lá muito design e trocou de nome: Cat Stevens ficou a ser o nome pelo qual a minha geração o conhecia. Mas em 1976 um acontecimento na sua vida vai outra vez obrigar esta alma ultra sensível a mudar de nome!








Prestes a morrer afogado numa praia da Califórnia (Malibu) grita aflito: “Oh God! If you save me I will work for you.” (Deus, se me salvares, estarei ao teu dispor). E Deus assim fez, mandou imediatamente uma onda depor gentilmente o Cat são e salvo na areia.

Mas as ondas são força bruta da natureza e nem sempre seguem à risca os comandos divinos, e o nosso Cat, antes de atingir a areia, bateu seguramente  com a cabeça nalguma rocha, porque em vez de se colocar ao dispor de um Deus moderno e porreiraço, como faria qualquer outro músico do seu país, optou por Allah….

Um Deus chato como a potassa e bota de elástico que o vai obrigar no futuro a estar ao seu dispor a vida inteira e a mudar de nome - Yusuf Islam. Significa também que nunca mais vai poder beber um caneco nem comer uns secretos; vai ter que cortar a ponta da pila e deixar crescer a barba; rezar cinco vezes ao dia; fazer a pincelada da peregrinação na Meca; jejuar durante o mês do Ramadão; cobrir a mulher (ou as mulheres) e as filhas da cabeça aos pés, gostem ou não; e, o mais grave de tudo, apoiar em público a “fatwa” contra o escritor Salman Rushdie, o que na altura, e apesar de levarem em consideração a pancada do Cat, não foi muito bem visto pelos músicos seus amigos e demais artistas…


(versão Yusuf Islam depois da pancada)

It’s time to make a change,
I know, you are carrying a bomb
just relax, take it easy.
You're still young, that's your fault,
There's so much you have to know
about Allah, the prophet (s.a.a.w.)
but also the paradise.
Choose one of the 72 virgins,
If you want you can rape or beat her.
Look at me, I am old and a moron,
but I’m haaaaappyyyyyy…




2 comentários:

  1. Que mau feitio CrR!
    Então é claro que o Stevens tinha-se de converter... Se deus o salvou deixando morrer tanta criança de fome, sede e doenças é porque tinha um plano para ele.

    ResponderEliminar
  2. Eh pá,

    não tenho nada contra uma súbita conversão. Tendo em conta o que aconteceu até acho compreensível, mas porque razão o raio do Islão? (até rima). Quando há tanto Deus por onde escolher!

    Será que o Cat ficou deliciado com a perspectiva de poder casar (legalmente) com 4 mulheres? Ou será que tem a mão pesada e a sharia perdoa, ou melhor, promove...

    ResponderEliminar