15 junho 2013

NUDEZ, HONRA e POLÍTICA



Faleceu na segunda-feira passada com 68 anos de idade Saskia Holleman, o modelo que serviu de imagem para o cartaz político mais famoso da Holanda, e que para a minha geração era o símbolo por excelência dos anos 70.


 

[a primeira parte do texto é bastante baseada num artigo de Henk van Gelder publicado no NRC a 14.06.2013]

Inicialmente, a reportagem fotográfica que continha 150 imagens, foi feita a pedido de uma organização nacional para educação sexual, que utilizou apenas uma fotografia (sem vaca) para a sua revista e o modelo recebeu 300 florins.

Mais tarde, um projectista gráfico recebeu uma encomenda para fazer o cartaz do PSP (Pacifistische Socialistische Partij) para as eleições. Quando este por acaso viu as restantes fotos escolheu imediatamente esta imagem ONTWAPENEND - que significa desarmante - onde uma das vacas não foi enxotada a tempo mas que servia perfeitamente como slogan para o Partido Socialista Pacífico: a vaca e o campo representavam a natureza e na altura a nudez era vista como uma coisa muito progressista e de esquerda… Como os tempos mudaram meu Deus!!!

A rapariga-modelo só viu os cartazes quando já estavam colados em todas as paredes da Holanda. Os responsáveis não conseguiram contactá-la a tempo para lhe pedir a devida autorização, ela encontrava-se no estrangeiro de férias a fazer esqui. Na altura ela não achou muita piada, “uma coisa é aparecer na revista de educação sexual, outra coisa é estar escarrapachada em todas as paredes do país”, e exigiu imediatamente um honorário suplementar de 1250 florins. O pacífico partido mandou-se ao ar, alegando que eram um pequeno e pobre partido político, mas depois de pesar os prós e os contras lá cedeu ao pedido da modelo.


Quarenta anos passados a jovem tunisina Amina Sboui, que faz parte do movimento feminista Femen, é vítima da primavera árabe e é presa por ter colocado uma foto sua, em tronco nu, na sua página do FaceBook. 


Em caracteres árabes lê-se no seu corpo divinal:

"O meu corpo pertence-me, e não pode ser fonte de honra seja para quem for"

Quem assim fala não é gago, mas é muito triste que isto seja ainda necessário dizer-se em 2013… E o pior é que o Islão não aprende nada com o passar dos anos, pelo contrário, parece cada vez mais misógino, mais contra as mulheres, sobretudo quando são bonitas, despidas e emancipadas...

E como prova temos a seguir uma foto com os paneleiros de barba do costume, protestando em frente do tribunal da cidade tunisina de Kairouan, exigindo, com já é hábito, que a rapariga seja lapidada!


Só quem lhes metesse as pedrinhas uma a uma na peida… Evidentemente, depois de respeitados e aplicados todos os preceitos islâmicos, com os calhaus (e não seixos) igualmente e devidamente controlados por um Imã… 

5 comentários:

  1. Belas conas!Devem ter comido muita banana!Que Deus as tenha muitos anos sem mim!

    ResponderEliminar
  2. Bloguisses16/06/13, 14:43

    "E não seixos". Eheheheh.

    Não conhecia o poster nem a história. Muito interessante.

    Aos islamistas do séc. XXI ão-de passar as "islamadas" como passaram as cruzadas aos cristanistas do séc. XIV.

    ResponderEliminar
  3. Condor,

    Não te é possível dizer a mesma coisa com mais humor, mais subtileza, que diabo, de forma mais adulta?


    Bloguisses,

    Hão-de passar sim, mas quando? Mas entretanto, e o entretanto é que conta, os dissidentes são presos, os homossexuais enforcados e as mulheres lapidadas…

    Mas vou enviar a mensagem à Armina que se encontra presa na Tunísia:

    “o bloguisses manda dizer para tu aguentares a penada porque há 800 anos atrás os cruzados parece que fizeram e aconteceram”.

    Que tal?

    ResponderEliminar
  4. Para os crentes a cobiça é um pecado. Para mim que não sou crente, não é saudável nem combina com as boas maneiras.

    Porém assalta-me sempre uma certa inveja, quando leio este tipo de reacções optimistas sobre o Islamismo. A que se deverá este optimismo? Que forma de reflexão ou estudo terá gerado este tipo de conclusões?

    Infelizmente o assunto mantém-se obscurecido. Os optimistas ou emudecem, ou recorrem à retórica dos subentendidos, tipo: à porque a tora assim, e a bíblia assado, e os cruzados mais as cruzadas não eram boa peça, e os fundamentalistas cristãos americanos não são flor que se cheire e por aí fora.

    Das duas uma. Ou este optimismo é fantasia de inspiração divina, ou é simplesmente falso testemunho. Que, se bem me recordo, costumava fazer parte dos NO...NO...NO...dos bons costumes.

    ResponderEliminar
  5. @ Go_dot: "este optimismo é fantasia de inspiração divina, ou é simplesmente falso testemunho."

    Nem uma coisa nem outra, trata-se de preconceitos divinos. Cheguei a esta conclusão depois de ter recebido um mail de um amigo que, sobre este post, me acusa de fazer generalizações e de ter 'prejudices' (preconceitos).

    Este tema será o novo post.

    ResponderEliminar