10 janeiro 2014

Fascismo: coisa muito má...



Benito Mussolini: Rui Mota, ma che cazzo volette? io sono il unico e vero fascista…

Que uma pessoa na tasca, durante discussões sobre futebol, chame FAXISTA ao bacano do outro clube ou ao tipo que estacionou o carro à frente da nossa garagem, compreende-se, mas não devemos promover.



Mas um sociólogo não pode - ou pelo menos não devia - usar a designação FAXISTA à toa, no sentido popularucho de uma coisa muito má… Porque nesse caso há uma porrada de regimes que se enquadram perfeitamente na designação de COISA-MUITO-MÁ mas que cientificamente nada têm a ver com fascismo… Muitos deles até foram (ou ainda são) muito mais maus que o regime de Salazar.

Inflacionar o fascismo

O fascismo tem uma conotação bem específica em ciências sociais e em sentido estrito só come ‘spaghetti’ e é puramente italiano. Não cabendo nesta designação o nacional-socialismo de Hitler, que, apesar de socialista, como Mussolini, tinha outras características. É claro que há sempre características parecidas entre regimes diferentes ou ligeiramente parecidos, mas é absurdo medir pela mesma bitola Sócrates e Fidel Castro, só porque ambos têm por hábito cantar a (mesma) Internacional em dias festivos. Salazar, assim como Khomeini, também achava que não se devia discutir Deus e a sua virtude, mas nunca decretou uma ‘fatwa’ por causa disso. O cardeal Cerejeira não deixava…

Franco EL Generalissimo Católico  

O exemplo espanhol é bastante elucidativo: Franco podia ser mau como as cobras mas não era fascista. Nem socialista, nem sindicalista. Era católico. Fascista era o seu rival no campo nacionalista, José António Primo de Rivera, terceiro Marquês de Estella e líder da Falange Espanhola. Mas antes tinha sido vice-presidente do partido do pai: Unión Monárquica Nacional. Um movimento que apoiava a monarquia. Mas o impetuoso José António, achava a monarquia uma pincelada e serviu-se  do partido apenas para ventilar as suas concepções revolucionárias: uma mistura explosiva de monarquismo paterno, socialismo, fascismo e ideias tradicionais.

El Fascismóóó, es una cosa buenaaaaaaaaááá...

Em 1931 mandou a UMN dar uma curva - demasiado conservadora - e em 1933 foi durante algum tempo redactor do jornal EL FASCISMO, para logo a seguir criar o Movimiento Español Sindicalista, que depois mudou de nome e passou a ser a Falange Española. Uma organização pró fascista, com ideias sobre justiça social, socialismo e a defesa de valores tradicionais espanhóis.

Franco não ia lá muito à bola do José António, que era mais bonito, mais alto, mais inteligente, mais fino (tomou chá de pequenino), não tão católico e muitíssimo melhor orador. Dizem as más línguas que os republicanos fizeram o favor a Franco de mandar fuzilar o José António em 1936, no início da Guerra-civil, quando este se encontrava preso em Alicante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário