16 dezembro 2014

SEM MANEIRAS....



Já todos nós sabemos que o Islão é uma religião de paz. Mas é uma pena que na nossa língua não se possa fazer o trocadilho que o actor americano Bill Maher fez há dias com a mesma frase em inglês: Islam is a religion of peace, a piece here and a piece there...



SEM MANEIRAS, é o nome de um blog na Holanda com enorme projecção. É feito por jovens para jovens, mas consegue conciliar o impossível: uma gíria que (quase) só a malta nova entende (pessoas da minha idade têm que fazer um esforço para perceber, não é à primeira), com bastante humor apesar de abordar temas sociais e políticos, tudo muito bem escrito e....... da corda! Da minha claro...

Para vos dar uma ideia traduzi a notícia do ataque terrorista de hoje numa escola do Paquistão assim como eles a publicaram. Não é que goste mas respeitei a cor do blog.

Numa escola de Peshawar homens com barba atacaram uma escola e mataram mais de uma centena de alunos. Segundo rumores tratar-se-ia de filhos de militares paquistaneses.

Os alunos não tinham barba e daí podemos compreender que estavam mesmo a pedi-las. Parece tratar-se de 11 atacantes. Um deles fez-se explodir e três outros foram cobardemente mortos a tiro pelo exército paquistanês. Encontram-se ainda 7 homens com barba no interior da escola, que detêm 300 alunos como reféns. Por volta das 11:30 horas locais foram ouvidas três explosões. Fora disto trata-se apenas de uma vulgar tomada de reféns como acontece um pouco por todo lado, por isso vamos continuar a noticiar sobre futsal feminino, a assembleia-geral do Sporting e o tamanho do novo bikini da Irina Shayk [tradução bastante livre de cdr].

Por enquanto ainda não há um hashtag no Twitter para o ataque. Mais tarde daremos mais notícias (a não ser que isto tenha a ver com uma ou outra religião. Nesse caso paramos o noticiário, porque não queremos ofender ninguém).

E aqui têm também uma pequena selecção traduzida dos 250 comentários:

Se o islão é uma religião, então Alá é o demónio.

Felizmente que isto nada tem a ver com o ataque de ontem em Sidney. Ou com o Islão. Porque o Islão nada tem a ver com o Islão.

Tenho uma vaga impressão que o nosso parlamento está chocado.

Estes Budistas são sempre os mesmos.

Eu acho que devia ser proibido, 300 alunos numa escola.

Porquê ir à escola se podemos aprender tudo a partir de um só livro?

Uma coisa é certa, sempre nos facilitam a vida para sabermos quem são: djellaba, longa barba, olhar carrancudo e uma kalashnikov ao pescoço.

8 comentários:

  1. Os comentários são do melhor. E depois ainda há quem se queixe que a juventude actual não sabe escrever.

    ResponderEliminar
  2. Precisamente Alfacinha. O pior é que eu também faço parte dos que demoraram a perceber a intrínsica qualidade do Geenstijl. O lay-out muito colorido, a enorme quantidade de links nos textos, a gíria modernaça que me dificultava a leitura, tudo isto me assustava.

    Mas como é malta nova da corda, lá fiz um esforço e agora são os meus preferidos...

    ResponderEliminar
  3. Estive a pensar numa tradução mais ou menos adequada em português para `islam is a religion of peace...` Que achas de `O islão é a religião da paz. Uma pázada aqui, outra ali, na democracia e nos Direitos Humanos`? Claro que não é o mesmo, mas olha que não me desagrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também não. É isso mesmo, está excelente:

      O islão é a religião da paz: uma pázada aqui e outra ali.

      P.S. Não há como os mouros para traduzir coisas de mouros :-)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Estes Israelitas são sempre a mesma merda!

    ResponderEliminar
  6. Condor, afinal a malta tuga (jovem?) tem precisamente o mesmo que os comentadores do SEM MANEIRAS....

    ResponderEliminar
  7. correcção: têm precisamente o mesmo HUMOR que ....

    ResponderEliminar