22 dezembro 2015

SOUMISSION



Michel Houellebecq - no seu mais recente romance de ficção política, SOUMISSION, escrito em Dezembro de 2014 mas publicado no dia 7 de Janeiro de 2015, dia do atentado terrorista à redacção de Charlie Hebdo - descreve a chegada ao poder em 2022, em França, de um presidente de confissão muçulmana.



As atribulações sociais e políticas antes das eleições presidenciais francesas de 2022 dão origem a que Mohammed Ben Abbes, um muçulmano moderado, seja nomeado Presidente da República graças ao apoio dos partidos políticos tradicionais (UMP-UDI-PS), que na segunda volta se associam a um novo partido político, A Fraternidade Muçulmana, contra o Front National de Marine Le Pen.

Este câmbio político oferece a Michel Houellebecq a possibilidade, através da vida de um professor de literatura da faculdade de letras da Sorbonne, de extrapolar sobre o que vai acontecer em França depois destas eleições presidenciais.

Numa boa a Sorbonne e outras universidades são privatizadas e islamizadas, os professores, para poderem ensinar, terão que se converter ao islão, a poligamia é legalizada e as mulheres são aconselhadas a vestir-se de forma "non-désirable".

Várias figuras políticas reais são mencionadas no romance, tais como François Hollande e Manuel Valls, respectivamente presidente e primeiro-ministro até 2022, Marine Le Pen é candidata à segunda volta das presidenciais de 2022 e François Bayrou é nomeado Primeiro-Ministro pelo novo Presidente da República, Mohammed Ben Abbes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário