22 maio 2014

EUROMANIA





Peter Vlemmix, apesar de parecido com Daniel Cohn-Bendit, não quer atirar pedras à polícia nem provocar revoluções. Com este documentário pretende apenas demonstrar que nem tudo o que reluz no projecto União Europeia é oiro...







O jovem cineasta holandês que fez este interessante documentário sobre como funciona a União Europeia, faz lembrar Daniel Cohn-Bendit, o famoso líder estudantil das revoltas de Maio de 1968, que ainda há dias era membro do parlamento europeu pelos Verdes. O Peter é só fisionomicamente parecido com o Daniel de há 40 anos. De resto é muito menos controverso e faz parte de uma esquerda inteligente, pragmática, que já não acredita em amanhãs que cantam. Coloca apenas aqui e ali um ponto de interrogação sobre este enorme projecto europeu, em que o número de reticências aumenta assustadoramente de dia para dia…  


O documentário, que dura 56 minutos, é, salvo 2 escassos minutos, totalmente falado num inglês bastante acessível. Peter Vlemmix até em inglês entrevista os seus compatriotas holandeses. Mas quem tiver alguma dificuldade pode recorrer a este link do YouTube, onde encontrará legendas em espanhol.

Traduzi apenas um comentário que ele colocou no YouTube onde pede uma pequena contribuição financeira a quem achar que o documentário vale a pena. Eu acho que sim. No caso de alguém querer contribuir, é só carregar em DONEREN no site do Peter, do lado direito por baixo da fotografia do rapaz.



Peter Vlemmix:

Hei malta, fui eu que fiz este filme. Notei que há gente zangada pelo facto do filme poder ser visto através Vimeo on Demand, sobretudo tendo em conta que conseguimos angariar 16.000 euros com ‘crowdfunding’.

Vou esclarecer este assunto.

Fazer este documentário custou 35.000 euros e a parte que faltava paguei-a do meu bolso. O meu documentário anterior, Panopticon, paguei-o o eu na sua totalidade. Faço-o porque acho a mensagem do documentário importante e o jornalismo tradicional é assaz disfuncional. Além disso, estive 2,5 anos da minha vida ocupado com estes filmes.

Tudo isto para dizer que gostaríamos de conseguir reaver uma pequena parte dos custos de volta. Não queremos salário. Não queremos lucro. Quero apenas dar a possibilidade às pessoas de ajudar um gajo como eu, que realmente tenta informar a malta.

Como já tínhamos dito por mail há 6 semanas, as pessoas que participaram no ‘crowdfunding’ já todos elas receberam os seus 5 dólares.

Espero que gostem do documentário,
Peter
 

2 comentários:

  1. Bem aparecido!
    Felizmente não fechou a loja.

    "É muito menos controverso e faz parte de uma esquerda inteligente, pragmática, que já não acredita em amanhãs que cantam."

    Aparentemente não é só na Holanda.
    The most shocking thing about young Ukip supporters:

    Já o mesmo não pode ser dito sobre a desinformação e o ódio que os snobs da media mainstream lhes dedica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Go_dot, a introdução do artigo do Spectator já diz tudo:

      O mais chocante acerca dos jovens adeptos do partido UKIP: são perfeitamente normais. Estava à espera de encontrar tipos com calças cor de mostarda [depois de uma longa busca no Google, percebi que a tipologia significa informal mas chique. Haverá algo parecido na nossa língua?]. Encontrei pragmáticos ex-votantes do Partido Trabalhista.

      Eliminar