13 março 2013

VERMELHO REDUNDANTE






Recebi através de mail de uma amiga que vive em Portugal um link com uma canção de Jorge Palma. Dizia a minha amiga ‘não resisti a partilhar esta música do "meu" Jorge Palma. Sim, também fui à manif no dia 2 de Março.’



A canção do tal Jorge Palma - de quem já tinha ouvido falar mas não conhecia - é excelente, e como a letra me parece ambígua, mais interessante a achei. Pelos vistos o Jorge de Palma é dos que já não nos chateiam com projectos ambiciosos como a reforma-agrária, o poder popular ou enviar eventuais fascistas para o Campo Pequeno.

Bem haja! Ele só quer realmente ver o instante em que ela chega à manif no seu Armani flamejante que empalidece a bandeira”, que é invariavelmente vermelha.

Hummmm, chato para os revolucionários! O raio da moda (invariavelmente burguesa) vem agora empalidecer a bandeira em plena manif! Antigamente a gente (eu também já tive a mania que era o Che) achava isto uma intolerável provocação! Hoje em dia os camaradas são mais cool - o único que pode acontecer é o Jorge Palma não ser convidado para a próxima Festa do Avante…

A seguir, o Jorge Palma acha que ELA (figura imaginária mas que poderia muito bem ser a minha amiga), mesmo vestida com um Armani vai gritar slogans pela divisão da riqueza e fazer recuar e tremer o poder!” É bem possível, no estado em que a esquerda se encontra já nada me estranha…

“O poder vai recuar com medo da tua beleza”, diz Jorge Palma para disfarçar – para não provocar demasiado os camaradas, os seus colegas Vitorino e Janita Salomé por exemplo… Mas o medo que o poder instalado possa sentir, não será devido ao facto insólito de ver alguém de Armani a gritar slogans pela divisão da riqueza?

EXIGIMOS JÁ, UM ARMANI PARA CADA TRABALHADOR PORTUGUÊS...


2 comentários:

  1. "Isto quando a merda começar, vais ser dos primeiros a ser encostado à parede!"

    (citaçao verdadeira :D )

    ResponderEliminar
  2. Queres tu dizer "ESTE'......., vai ser dos primeiros a ser encostado à parede!

    E se assim é, pode saber-se porque razão?

    Por ter arranjado um vermelho ainda mais vermelhor que a bandeira, ou por se ter baldado à manif? "Por não poder estar a teu lado / Quando tomares a bastilha."

    Eh pá, e eu a dizer que os camaradas actuais são mais 'cool' do que a minha geração!!!

    ResponderEliminar