06 novembro 2013

A FESTA DA SÃO NICOLAU




Já vai sendo costume nos últimos anos a festa da São Nicolau (espécie de Pai Natal) ser precedida por uma polémica que ocupa a imprensa holandesa durante este mês para imediatamente se dissipar no mês seguinte.




Os ‘garimpeiros’ ideológicos em busca de racismo seja onde for, têm que justificar os chorudos subsídios que recebem do estado e aproveitam a época natalícia para chatear o pessoal com queixas sobre o suposto carácter racista de uma festa para crianças!!!

Até o nosso Público fez referência aqui. Até a Coreia do Norte fez referênca aqui.

Mas este ano, como as Nações Unidas estão com falta de ocupação e com as cadeiras cada vez mais ocupadas por países paradisíacos, a festa foi honrada com uma declaração do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos - “The character and image of Black Pete perpetuate a stereotyped image of African people and people of African descent…..” – onde a Holanda foi ‘repreendida’ por causa “da perpetuação de estereótipos sobre pessoas de origem africana!”

Mais tarde veio-se a saber que a declaração foi um acto solitário de uma funcionária jamaicana (Verene Shepherd) e as Nações Unidas mandam dizer que afinal têm mais que fazer….

Mas por cá, não adianta dizer que Pedro, o ajudante de São Nicolau, era preto porque limpava chaminés, ou porque descia pela chaminé para colocar os presentes nos sapatos das crianças, ou outras lendas ainda mais malucas. Os profissionais da susceptibilidade repetem os mantras habituais de sucesso garantido: racismo, colonialismo e escravatura.

Esta alternativa de ajudantes de São Nicolau não foi bem aceite...

E a escravatura a que eles se referem, a única que lhes interessa, é sempre a mesma. A única que já foi abolida há 150 anos. A única que está bem documentada e que se pode falar livremente. Das escravaturas actuais, as que continuam a fazer mossa e que só podem ser abordadas com luvas brancas, nem uma palavra…

P.S. Mas já que ninguém fala um pouco das outras escravaturas, vou abordar o assunto no próximo ‘post’.

5 comentários:

  1. “ocupa a imprensa holandesa durante este mês para imediatamente se dissipar no mês seguinte.”

    É que assim, vão adiantando serviço. Para o mês que vem, têm de se debruçar sobre o problema das decorações natalícias. Ou se não deveríamos banir definitivamente a arvore de natal. Uma afronta inteiramente desnecessária aos nossos concidadãos islamistas.

    ResponderEliminar
  2. É estranho ver que são maioritariamente brancos holandeses os que gritam mais alto contra a figura do Zwarte Piet. Esta gente, quando lhes dá para serem mais papistas que o papa, dá-se ares de superioridade moral e quer impor as suas ideias à força. Muito democráticos, sim senhor. E quanto às árvores de Natal, bem dito 'Go-dot.'
    A propósito, adorei a fotografia com os novos ajudantes do S. Nicolau.

    ResponderEliminar
  3. “deveríamos banir definitivamente a arvore de natal.”

    Já houve uma tentativa em 2009 num Instituto de ensino superior em Haia. Nesse ano a direcção do instituto foi de repente acometida de um ataque de multiculturalite galopante e resolveu, como era hábito, não colocar a tradicional árvore de natal no átrio da escola….. para não ofender 30% de alunos de origem não-ocidental….

    Picante detalhe!

    O tiro multiculti da direcção da escola saiu-lhes, desta vez, pela culatra!!!

    Porque precisamente um pequeno grupo de alunos de origem não-ocidental, fartos de serem vistos como ‘coitadinhos’, interpretou esta atitude como segregacionista e resolveu por iniciativa própria (re)colocar uma árvore de natal com bolinhas e tudo no átrio da escola…

    Go_dot, veja aqui:

    http://www.elsevier.nl/Nederland/nieuws/2009/12/Haagse-Hogeschool-Kerstboom-niet-multiculti-genoeg-ELSEVIER252746W/

    e diga-me se acha que esta notícia, neste âmbito, interessante de traduzir?

    ResponderEliminar
  4. Alfacinha,

    É verdade que os holandeses têm a mania de serem mais papistas que o Papa, mas também é verdade que muitos deles estão conscientes disso, e até costumam designar essa mania ironicamente desta forma:

    “estamos sempre a apontar os outros do dedo (protestante)”; “temos a mania de nos comportar-mos como o melhor aluno da turma”.

    É difícil de saber quem gritou mais alto contra a figura de Pedro Preto, mas este ano a iniciativa partiu de um antilhano (aluno de politicologia) e mais assim umas organizações de estrangeiros que andam sempre à procura de racismos.

    Mas também é verdade que muita gente de cor se insurgiu contra estas críticas e defendeu a existência da figura de Pedro Preto. Além disso houve uma iniciativa em defesa de Zwarte Piet com duas milhões de assinaturas…

    ResponderEliminar
  5. Só agora reparei na sua pergunta.
    Desde que o âmbito seja combater a patética aliança entre socialistas e islamistas. Como diz o poeta: Vale sempre a pena… …

    O zwarte piet, a bala na cabeça do Pim Fortuyn, a navalha no peito do Theo van " Gogh. Bebem todos da mesma fonte totalitária. Do ódio à liberdade.

    ResponderEliminar