03 junho 2016

AMIGO DE TERRORISTAS



Um artigo muito giro de Pieter van Ost no diário NRC de ontem que pode servir de aviso a muita boa gente. Um canalizador americano vendeu um pickup truck (camioneta de caixa aberta) a uma garagem. A camioneta tinha o nome e o número de telefone do picheleiro.



Agora, de cada vez que notícias sobre atentados terroristas na Síria chegam ao Texas, a empresa Mark-1 Plumbing recebe uma porrada de telefonemas. Quem telefona não o faz por ter os canos entupidos e precisa dos préstimos de Mark Oberholtzer, o proprietário da empresa, mas para o insultar e desejar-lhe a morte. Por vezes há mesmo quem lhe cante uma canção em árabe ao telefone - pelo menos Mark cuida que é em árabe!

Estes telefonemas começaram depois de um grupo de jihadistas, que opera perto de Aleppo, ter colocado uma fotografia na internet. Na fotografia vê-se uma camioneta Ford F-250 preta onde se pode ler na porta o nome e o número de telefone da empresa de Mark Oberholtzer. Na caixa os jihadistas instalaram uma bateria anti-aérea.

Nos primeiros dias depois da divulgação da foto na internet, Mark recebeu centenas de telefonemas. Logo a seguir deu-se conta que a suposta reputação de 'amigo de terroristas' estava a dar-lhe cabo da empresa. Nunca mais teve um pedido para uma empreitada interessante.

Em Dezembro do ano passado, um ano depois da fotografia da camioneta na internet, Mark processou o garagista a quem vendeu o veículo. A acusação era que Mark queria retirar o auto-colante com o nome e o telefone da empresa, mas que na altura um empregado da garagem o impediu, alegando que tinha uma melhor maneira de o retirar sem estragar a pintura. Uns dias depois o carro foi vendido num leilão e seguidamente embarcado num navio em direcção à Turquia. Tudo legal.


Mark Oberholtzer exige um pouco mais do que um milhão de dólares por prejuízo causado à sua empresa. O Juiz disse esta semana que só de aqui a um ano é que vai ter tempo para se ocupar seriamente deste processo. Espera entretanto que as duas partes resolvam a coisa a bem. Mas nada indica porque o garagista empurra agora a culpa para a organização do leilão. Todos procuram um responsável, enquanto que os culpados são apenas os idiotas que telefonam ao Mark: culpando um picheleiro do Texas por crimes cometidos por jihadistas na Síria.

4 comentários:

  1. Coitado do picheleiro, sem ter nada a ver com os gajos está a sofrer na pele com a empresa a afundar. Danos colaterais...

    ResponderEliminar