29 março 2018

ROBERT MÉNARD, maire de Béziers



Uma entrevista de TV-Libertés com Robert Ménard, o presidente da câmara de Béziers. Uma personalidade política não convencional e difícil de classificar, e só por isso muito interessante. (Na entrevista - ver link - ele diz bastante mais do que eu resumi)



Estou certamente de acordo com Marine Le Pen, mas também muito em desacordo. Estou de acordo com ela em relação a certas posições corajosas sobre identidade e comunitarismo. Mas em total desacordo sobre o seu ESQUERDISMO SOCIAL: as 35 horas; a reforma aos 60 anos (medidas que só Mélanchon e Marine Le Pen apoiam!), e também sobre o Euro e a União Europeia.

Não se pode fazer promessas que são pertinentemente insustentáveis! Só se, e nem quero pensar em tal coisa, esta parte da direita, que é também a minha, sabe que nunca terá o poder e então promete mundos e fundos, sabendo que nunca será confrontada com governação. Eu estou na política para ganhar as eleições, não para as perder.

Tenho o sentimento que do meu ponto de vista ideológico Emanuel Macron faz mais do que Sarkozy e François Fillon juntos quando estes estavam no poder! TEMOS QUE DAR A MÃO À PALMATÓRIA, Macron APIROSOU toda uma casta política.

Outro desacordo que tenho com uma parte da direita é a União Europeia. Acho que rejeitar este projecto é um erro, mas é a minha escolha. Sou mil vezes mais eurófilo do que eles. Claro que também penso que é necessário denunciar a deriva burocrática: de uma União que se intromete em tudo e mais alguma coisa; que nos impõe uma porrada de decisões que eu acho prejudicial para o meu país. Por outro lado, fazer da União Europeia o bode expiatório de todos os nossos males é estar a gozar com a malta.

Minha senhora, você julga que a gente precisa da Europa para ter a educação nacional no estado em que está? Que precisamos da Europa para negar a nossa identidade desta forma? Há uma casta política que se serve da Europa como tapa-sexo da sua própria incapacidade para afrontar problemas reais.

Vou-lhe dizer o que não suporto nos meus amigos de uma parte da direita: criticar medidas políticas só porque foram implementadas por políticos de outros partidos! Ouvi esta manhã na rádio que o défice da França baixou ligeiramente dos 3%. Fantástico, estou bem contente. E se foi graças ao Sr. Macron, porreiro! É bom para a França, é bom para o meu país. Não quero ser o mais oposto dos oponentes! ACHO ISSO RIDÍCULO.

O Ministro da Educação Nacional fez precisamente o que eu há vinte anos estava à espera que a direita fizesse! Vou agora criticá-lo só porque o ministro faz parte da equipa do Sr. Macron? Não, felicito-o! Por outro lado, quando vejo o Sr. Macron demonstrar um total desprezo pela província, pelas pequenas cidades, denuncio-o! Tento ser apenas pragmático...

Sem comentários:

Enviar um comentário