01 março 2013

GRILLO VS BERLUSCONI




Os comentadores do norte da Europa acham que depois das últimas eleições a Itália ficou dividida entre dois palhaços! A mim parece-me que os dois são complementares. O sucesso de Grillo deve-se, ou melhor, é o resultado da forma como Berlusconi e quejandos, com a aprovação de milhões de italianos, encaram a política e gerem os assuntos do Estado.






Mas a corrupção, incompetência e muita bunga-bunga tem um lado positivo. Vai obrigar muitos italianos a repensar o seu comportamento cívico e a adquirir um novo dinamismo a que já não estavam habituados.

Um exemplo deste dinamismo, e com um charme muito particular, muito italiano, encontrei há dias na minha caixa do correio sob a forma de um bilhete em letra de forma de 8 por 21 cm. Como não me era pessoalmente dirigido, penso que toda a gente do meu prédio o recebeu - dizia isto:




Tradução:

Olá! Sou um estudante italiano a tentar arranjar umas c’roas para pagar os meus estudos na Holanda. O meu pai tinha uma fábrica de camisas onde eu habitualmente ajudava passando-as a ferro, visto isto gostaria de oferecer esta actividade familiar a todos vós. Vivo em Amesterdão na zona 1019 PE, recolherei as camisas ao domicílio e entregá-las-ei depois de engomadas.

Grazie mille pelo tempo que me concederam!

Cobro 3 euros por camisa ou 25 euros por 10.

P.S. Não sei engomar outra coisa, só camisas, a minha mãe é que costumava engomar o resto.

O Post Scriptum é absolutamente delicioso e só um italiano se lembraria de mencionar corajosamente este detalhe: "a minha mãe é que.... . Moral da história: Quem tem uma mãe tem tudo, e quem não tem tem que fazer pela vida. Precisamente a mesma moral em relação ao Estado.


Sem comentários:

Enviar um comentário