20 agosto 2015

SAIL 2015




Teve ontem início um espectacular evento em Amesterdão que reúne embarcações de todo o mundo. É organizado de 5 em 5 anos e vai durar até Domingo.

Como de costume fui ver a chegada do Sagres, que se aproximava de oeste (Ijmuiden) movido a motor, lentamente, majestoso e belo, mas com as cruzes da Ordem de Cristo estampadas nas velas ao vento. As velas neste caso não tiveram outra função que a sagrada mensagem que me fez arrepiar a pele: imaginei imediatamente o "homem" do leme a tremer três vezes.


Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
e disse no fim de tremer três vezes:
"Aqui ao leme sou mais do que eu,
sou um povo que quer o mar que é teu,
e mais que o mostrengo que minha alma teme,
manda a vontade que me ata ao leme,
de El-Rei D. João Segundo"




Todo aquele que deseja obter um passaporte português, deveria ser capaz de declamar três vezes - de cor e com um canhão apontado à cabeça - O Mostrengo de Fernando Pessoa, que aqui lemos um extracto. E mais nada... Sim, também o advogado paquistanês que comprou o apartamento do Sócrates no Marquês de Pombal. Sim, também o Sócrates.

4 comentários:

  1. Estas errado. Para obter um passaporte Portugues é preciso mostrar raízes sefardicas, mais nao. A semana passada o lei foi alterada e agora ja nao é preciso viver no pais, nem falar Portugues e/ou declamar as palavritas de Fernandinho Pessoa.

    ResponderEliminar
  2. Não descrevi a lei ACTUAL para obter um passaporte em Portugal, mas sim um DESEJO (een wens) para o futuro. Eu escrevi: (...) Aquele que deseja obter (...) deveria ser capaz de.... Ora, um desejo não pode estar errado, é apenas um desejo.

    E "palavritas" do Pessoa os tomates! trata-se do melhor poema patriótico que conheço.... Ora compara lá este poema com as miseráveis palavras do hino nacional holandês, dizendo que "sempre honraram o rei de Espanha!"

    ResponderEliminar
  3. :-) een van de mooiste, en misschien ook wel meest patriottistische regel uit de Nederlandse poëzie: 'Liever heimwee dan Holland.'

    ResponderEliminar
  4. Mas o Leo Vroman era um pau-cortado, e por tradição, mas sobretudo por cautela, não são patriotas e têm boas razões para não ser...

    ResponderEliminar