06 março 2015

Pat Condell: DIREITO A UMA SITUAÇÃO CONFORTÁVEL





À excepção de estudantes esquerdistas, acho que toda a gente devia ter o direito de se exprimir. Acho até que uma parte do estudo devia ser retirar-lhes o direito de expressão - só para eles saberem como é. Chame-se a isto igualdade e honestidade. Mais progressista não é possível.



Digo isto porque todas as semanas ouvimos falar de estudantes rejeitados ou molestados num desses locais cheios de justificada intolerância que nós ainda por cima temos a lata de chamar Universidade. Na realidade um recente estudo demonstra que a liberdade de expressão já não existe em cada quatro de cinco universidades britânicas, porque os estudantes 'progressistas' são intelectualmente demasiado delicados para serem expostos a ideias que acham inconfortáveis ou sofrer agressões aos seus preconceitos que possam melindrar os seus sentimentos.

Por isso eles exigem, e obtêm, o que eles chamam "o direito a uma situação confortável", que é o direito de ter um lugar seguro para todos os estudantes. O que significa o direito dos seus preconceitos idiotas não serem postos em questão, o direito de serem mimados como príncipes e princesas num casulo de ideias progressistas que eles próprios inventaram.

Este direito a uma situação confortável é evidentemente selectivo, e é apenas extensivo para aqueles que tenham a mesma opinião. Todos os outros vão sofrer o desconforto de lhes taparem a boca ou serem simplesmente banidos, ou agredidos por fanáticos militantes 'progressistas' que pensam em slogans e cuidam que ser 'progressista' é preferível a ser preciso ou moralmente justo, ou um comportamento que lembre de longe uma abertura de espírito.

Por si só já é muito grave que isto aconteça nas nossas sociedades no século XXI, mas o pior é que isto está a acontecer nas nossas universidades, que são a vanguarda da nossa civilização, o que torna a coisa muito mais nociva e perigosa. Neste momento as autoridades deixam correr o barco por razões que só eles sabem! A verdade é que não estão a fazer o trabalho para que são pagos.

Até eu sei que o objectivo da educação é desenvolver nos estudantes uma curiosidade científica, confrontá-los com novas ideias e fornecer-lhes informação para que aprendam a pensar por eles. Se não o conseguem é porque não se trata de educação. Por muitos canudos que uma pessoa tenha isto assim não passa de entulho para o cérebro. E é o que se oferece hoje em vez de educação - não só na Grã-Bretanha, mas no resto do mundo ocidental.

Actualmente a Universidade é o único lugar fora da Igreja onde se encontram infalivelmente pessoas com ideias intransigentes e insensatas - surdas para a razão e cegas para os factos. Parecem estar hipnotizados por aquilo que seriamente acreditam: que os direitos e a liberdade dos outros têm que ser subjugados aos seus caprichos. O que é que isto nos diz acerca do carácter de uma pessoa em que única forma de conforto é suprimir o direito dos outros?

Que não aprenderam a ouvir ou a pensar, apenas a absorver propaganda 'progressista' e a conformarem-se, e a julgar, e a censurar, e a oprimir todo aquele com quem não estejam de acordo. Arrogantes e desinteressados, e perfeitamente convencidos como são as pessoas verdadeiramente estúpidas. Mas suficientemente esperto para controlar constantemente a opinião dos outros e desonesto quanto baste para designar isto como um local seguro para todos os estudantes. Sim pá, é isso mesmo! Excepto para aqueles com quem não estamos de acordo - não é ó beato 'progressista'?

Não há um local seguro para os estudantes que têm opiniões que vocês não gostam, ou que são por exemplo a favor de uma Europa democrática, ou que são a favor de Israel (sim isso existe, seu nabo ignorante). E também não existe um lugar seguro para estudantes que queiram ouvir outro tipo de argumentos, outra maneira de ver as coisas. Eh pá, refiro-me a verdadeiros estudantes, com vontade de aprender algo e de trocar ideias com outros, para desta forma alargar os seus conhecimentos. Não há mais lugar seguro para estes, e vocês, fanáticos e intolerantes militantes, são os culpados.

Será que têm medo de ouvir argumentos? Caso estejam já convencidos correm apenas o risco de ter que mudar de opinião. Garanto-vos que não é assim tão doloroso como parece. Mas se não estão abertos a esta possibilidade, e pelos vistos não estão, nunca serão instruídos, apenas a mentira e uma lavagem ao cérebro é a vossa sorte, tal e qual como uma beata na igreja.

Vocês são demasiado estúpidos e arrogantes para se aperceberem que de cada vez que silenciam outros estão a prejudicar-vos a vós próprios. Ao demonstrar a vossa mesquinhez e medo, produzem um desprezo como indivíduos que vão ter que suportar a vida inteira como uma mancha no vosso carácter. Quando crescerem, daqui por 10, 20, 30 anos, e decidirem largar esse insuportável comportamento já não serão capazes. O crime é demasiado grande. A traição demasiado radical.

Até já podemos enxergar quem tu és e até que ponto estás disposto a rebaixar-te. Podemos prever a partir da tua posição protegida e privilegiada e com base na tua tacanhez de espírito o quanto estarás disposto a arruinar a vida dos outros, que parece não perceberes a importância, porque não te ensinaram a perceber. Estás a minar os fundamentos da nossa sociedade, a própria essência que nos dá a liberdade e que nos define, e que te dá a ti a liberdade para abusar dela e para seres o intolerante e intelectual excremento que és.


Ironicamente dizes guiar-te a partir de princípios morais, na realidade estás ao mesmo nível moral que um criminoso de guerra e estás a causar estragos, mas não serás perdoado. Nos postos que deveriam ser ocupados pelos líderes esclarecidos de amanhã, estarão vocês, a desabrochar como germes numa colheita envenenada. Vocês são a vergonha dos institutos de ensino que vocês sujam com a vossa presença e que ocuparam com falsas premissas. E isto é válido para quem é estudante, leitor universitário, administrador ou professor. Quem colabora, facilita ou participa activamente na opressão da liberdade de expressão no campus de uma universidade é um charlatão e é a origem do problema.

4 comentários:

  1. Este fulano é mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, de outra forma não tinha passado duas a horas a traduzi-lo...

    ResponderEliminar
  3. Boa ideia! Pat Condell em português.

    “Parecem estar hipnotizados...”
    É verdade. A facilidade com que os antigos progressistas, incapazes de formular uma resposta adequada aos desafios sociais de hoje, colocam reticências no amor à liberdade, nos ideais de justiça e progresso porque lutaram na juventude.

    A esquerda converteu-se numa seita religiosa. Não debatem ideias, combatem heréticos, e tudo que lhes confronte o descanso da herança ideológica.
    A consequência, é que um debate racional de ideias deixou de ser possível. Tanto os fins a atingir, como a interpretações dos factos ou argumentos, são incompatíveis. A superstição, assim como o grande inquisidor nunca andam longe. “U bent een buitengewoon minderwaardig mens.” dizia o inesquecível Torquemada Van Dam.

    A infame guerrilha semântica, a máscara da pseudo-tolerância e o desqualificar tudo e todos que não subscrevam o modelo padrão, só é possível, com o apoio de uma confortável superioridade moral.

    Repare nesta. Uma madona da mitologia grego/romana, pintada no tempo do rococó, declarada indecente e retirada da sala de jantar do parlamento sueco.

    STOCKHOLM, Sweden - A painting of a bare-breasted woman has been removed from the Swedish Riksdag’s guest dining room on orders from the legislature’s deputy speaker.

    O melhor disto tudo é que não são necessárias Cheka’s, Psikhushkas ou Goulags tão queridos aos nossos amigos socialistas. O processo de auto-flagelo e reeducação é absolutamente voluntário.

    Não sei quem cunhou a frase que no futuro o fascismo se chamaria anti-fascismo. Quem foi, acertou.
    Chegamos ao futuro! Mais uma vez.

    ResponderEliminar